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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63173

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Título: Epistemologias da pós-graduação em educação na interiorização das universidades federais do Nordeste no Brasil : uma análise a partir da produção do conhecimento sobre gênero e feminismos
Autor(es): AMORIM, Elba Ravane Alves
Palavras-chave: Pós-Graduação; Política interiorização das universidades federais; Produção do conhecimento; Gênero; Feminismos
Data do documento: 25-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RAVANE, Elba R. Alves Amorim. Epistemologias da pós-graduação em educação na interiorização das universidades federais do Nordeste no Brasil: uma análise a partir da produção do conhecimento sobre gênero e feminismos. 2025. Tese (Doutorado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Esta tese foca na configuração das epistemologias nos Programas de Pós- graduação em Educação das universidades federais do Nordeste do Brasil criadas a partir da política de interiorização (2003), analisando a produção do conhecimento sobre gênero e feminismos. O objetivo analisar como se configura a produção do conhecimento em Gênero e Feminismos nos Programas de Pós- graduação em Educação das universidades federais criadas a partir da política de interiorização (2003) na região Nordeste do Brasil, investigando em que medida os estudos em gênero e feminismo contribuem para a construção de epistemologias disruptivas e para a inclusão de novas vozes na pós-graduação em Educação. Os objetivos específicos foram os seguintes: Identificar as universidades e campi no Nordeste do Brasil criados no âmbito do Programa de Interiorização que tenham Programas de Pós-graduação em educação; b) Mapear as linhas de pesquisa presentes nos Programas de Pós-graduação em Educação das universidades e campi no Nordeste do Brasil criados no âmbito do Programa de Interiorização; c) Analisar a produção de teses e dissertações elaboradas nos Programas de Pós-graduação em Educação das universidades e campi no Nordeste do Brasil criados no âmbito do Programa de Interiorização, que abordem de maneira direta ou indireta as questões de Gênero e Feminismo; e d) Analisar o perfil de gênero das lideranças nos grupos de pesquisa em gênero e feminismo na pós-graduação em Educação no interior do Nordeste do Brasil, investigando as contribuições para a promoção da igualdade de gênero e o impacto de suas práticas acadêmicas e sociais na construção de epistemologias emancipadoras no âmbito do Programa de Interiorização. Utilizando metodologias feministas e análise documental, a pesquisa revela que, entre os dois primeiros mandatos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2011), foram criados 70 programas e cursos no Nordeste, dos quais 12 são Programas de Pós-graduação em Educação, distribuídos entre os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e Ceará, em seis universidades. Não foram identificados Programas de Pós-graduação em Educação em estados como Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão e Sergipe. Ao mapear os Grupos de Pesquisa nas áreas de gênero, feminismo e sexualidade, a pesquisa identificou sete grupos relacionados a essas temáticas. A análise do Currículo Lattes de 11 lideranças dos grupos revelou que as novas universidades e campi criaram rupturas significativas nos espaços tradicionais de produção do conhecimento, através dos 44 projetos de extensão, 88 projetos de pesquisa, 186 artigos científicos publicados em periódicos, 90 dissertações e 24 teses, das quais 23 estão em andamento e apenas uma foi concluída. Esses estudos desafiaram a concepção convencional de quem são os sujeitos da produção científica e trouxeram à tona objetos de estudo antes negligenciados, como violência doméstica, economia periférica, sexualidade, pessoas trans, educação popular, culturas do funk e hip hop, juventude negra, povos quilombolas e a atuação de feirantes e artesãs. Como resultado, emergiu uma epistemologia disruptiva, evidenciando novas perspectivas e vozes na academia.
Descrição: AMORIM, Elba Ravane Alves, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: RAVANE, Elba R. Alves Amorim.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63173
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA

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